• Alimentação pré e pós-treino

    Alimentar-se corretamente antes e depois de uma atividade física é importante tanto para o seu desempenho quanto para a reposição das vitaminas e nutrientes

  • Publicado em: 27/11/2017
  • Por: Comunicação
  • Na categoria: Bem-estar e saúde

A atividade física é importante para manter o corpo saudável, evitar doenças relacionadas ao sedentarismo e proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Mas para que a prática de exercícios proporcione os resultados esperados, a alimentação adequada é fundamental.

Pré-treino

Nunca inicie um exercício físico em jejum. Se a sua atividade for pela manhã, lembre-se de finalizar o café da manhã em até 60 minutos antes do exercício. A alimentação antes do treino ajuda a manter os níveis de glicose no sangue a fim de evitar a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), fornecer energia e manter o rendimento durante a atividade. A falta de alimentação também faz com que o corpo queime massa magra em vez de gordura. Antes do treino dê preferência para as fontes de carboidrato. São eles que darão energia e ajudarão no seu desempenho. Consuma:

Frutas
Sucos de frutas
Frutas secas
Pães
Batata doce
Barras de cereais
Aveia

Pós-treino

A alimentação pós-treino vai ajudar a recuperar os músculos e a energia. Quem não se alimenta após uma atividade física permite que o organismo utilize a massa muscular para recuperar a energia, ocasionando na perda de músculos. A ingestão dos alimentos deve ser feita em até duas horas após a atividade. Dê preferência para as fontes de carboidratos, para ajudar na reposição de glicogênio (reserva energética); e de proteína, que fornece aminoácidos que facilitam o reparo e a reconstrução muscular. Para repor o líquido perdido e evitar a desidratação e sensação de fadiga, consuma bastante água. Prefira:

Peito de frango
Peixe
Clara de ovo
Queijos
Iogurte
Frutas


Fonte: Hospital Albert Einstein / Ministério da Saúde/ Mayo Clinic

  • Cadastre-se para receber notícias

    Digite seu e-mail abaixo